Visita guiada

Breve apresentação histórica

A Sé do Funchal é o monumento de maior valor que a Região Autónoma da Madeira possui. Foi construída no último quartel do séc. xv e na primeira metade do séc. XVI, no reinado de D. Manuel, o qual colocou muito empenho na sua construção, oferecendo ainda muitas das obras ali existentes.

A Sé foi sagrada (dedicação) em 18 de Outubro de 1517, por D. Duarte, Bispo de Dume, enviado pelo primeiro Bispo da Diocese do Funchal, D. Diogo Pinheiro, prelado que nunca se deslocou a Madeira.

A Catedral tem a orientação litúrgica Este-Oeste, em forma de uma cruz latina (a cabeceira, o transepto, duas naves, a torre, o exterior e os anexos.


1 - ENTRADA

2 - Guarda-vento

3 - Capela da Pia Batismal

4 - Púlpito

5 - Transepto

6 - Retábulo da capela mor

7 - Cadeiral dos cónegos

8 - Capela de São Tiago Menor

9 - Sacristia do dia a dia

10 - Capela do Santíssimo Sacramento

11 - Altar

12 - Capela do Senhor Bom Jesus

13 - Capela de Santo António

14 - Altar do Senhor do Milagre e Santa Rita de Cássia e São Judas Tadeu

15 - Altar de Nossa Senhora da Conceição, São Joaquim e Santa Ana

16 - Altar das Almas

17 - Altar de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora do Coromoto

18 - Altar de São José

19 - Altar de Nossa Senhora de Fátima

20 - Capela de Nossa Senhora dos Anjos

21 - Sala da Confraria do Santíssimo Sacramento

22 - Sacristia do Bispo

23 - Acesso à torre sineira

24 - Cartório

25 - Escritório

26 - Cabido

27 - Casa de banho

28 - Loja das Velas



A FACHADA é construída em três panos, sendo o central em cantaria do Cabo Girão, no qual se recorta um portal gótico de oito arquivoltas, sendo o exterior em carena e prolongando-se, no cimo, num nicho que envolve uma custódia. É encimado pelas armas de D. Manuel. Este pano, é dividido em dois corpos que estão separados por uma faixa saliente. A parte superior e rematada por empena aguda, tendo no seu vértice uma cruz da ordem de Cristo. Possui ainda este corpo uma bela rosácea.

Os panos laterais são em alvenaria caiada, cegos e rematados no exterior por fortes cadeias de cantaria regional.

A ENTRADA é coberta por um coro que foi construído no ano de 1794. Possui uma importante pia de água benta em mármore que é do séc. XVIII, e tem ainda como pormenor importante e notável a porta, de madeira, original.


No ano de 2021 foram comemorados os 500 Anos do Voto a São Tiago Menor, Padroeiro da Diocese e cidade do Funchal. Para assinalar esta data foi colocada a nova imagem do Santo Padroeiro nesta antiga capela de São Tiago Maior, depois de Nossa Senhora do Amparo e depois de Nossa Senhora de Lurdes.

A imagem de Santo António com o Menino Jesus ao colo é o centro deste grande retábulo maneirista. Santo António nasceu em Lisboa e morreu perto da cidade italiana de Pádua. É conhecido como o santo casamenteiro, um dos três santos populares celebrados no mês de junho. Tornou-se franciscano graças ao testemunho dos mártires e escolheu o nome de...

No altar do Senhor do Milagre mantem-se em termos gerais a estrutura de todos os outros altares rocaille das naves laterais, no qual no nicho central foi colocada a escultura de Cristo crucificado de uma oficina ibérica de finais do século XV, início do século XVI, proveniente segundo tradição não documentada do antigo Convento de São Francisco do...

No altar de Nossa Senhora da Conceição no nicho central foi colocado como conjunto, Nossa Senhora e seus pais, Santa Ana e São Joaquim. Primitivamente, estas três esculturas não pertenciam ao mesmo grupo escultórico. São Joaquim e Santa Ana apresentam os braços descaídos, num gesto de segurar a mão de uma Nossa Senhora Menina. Assim as esculturas...

A Sacristia da Sé do Funchal também conhecida como "sacristia nova" ou "sacristia maior", está hoje separada do corpo da igreja por um pequeno pátio acessível pela rua do Aljube, atrás da cabeceira manuelina. Originariamente, porém, integrava-se num conjunto de construções que rodearam totalmente a abside e a torre sineira, em grande parte demolido...

O Altar de São Miguel Arcanjo erigido em finais do séc. 18, aproveitando para peça central da devoção, uma imagem esculpida adquirida pela confraria de São Miguel da Sé em finais do séc. 17 a uma oficina continental portuguesa. Trata-se de um exemplar de São Miguel Arcanjo, apresentando indumentária de guerreiro, com o seu capacete emplumado,...

No nicho central podemos encontrar a imagem de São José com o Menino Jesus, de madeira estofada, policromada e dourada, proveniente de uma importante oficina lisboeta de meados do séc. 18, com imponentes resplendores de prata de época, assim como o ramo de açucena.

No altar de Nossa Senhora de Fátima, antes dedicado à Senhora do Rosário, podemos ver à direita a imagem de São João Batista e à esquerda a imagem de São João Evangelista, saídas com quase certeza da mesma oficina regional de meados do Séc. 17, no círculo de Manuel Pereira.

"É Jesus a felicidade que buscais" S. João Paulo II